terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Qual o seu perfil com relação ao dinheiro???

Olá meninas, td ok por aí??? Saudades...
Estava quase infartando de vontade de postar e sem tempo e quase enfartando de tanto trabalhar a mente seja no serviço ou no assunto casamentício. Mas está ótimo, só tenho a agradecer!
Lendo o livro "Casais inteligentes enriquecem juntos", achei uma parte muito interessante pra dividir com vc's, espero que gostem e identifiquem os seus respectivos também!!!!
Há basicamente cinco estilos de como lidar com o dinheiro. Vejam em qual vc's se enquadram...
1) Poupadores: Sabem que é importante guardar e, por isso, não se importam nem um pouco em restringir ao máximo os gastos atuais, para poupar o que for possível e conquistar a independência com muito dinheiro. Nem sempre suas intenções são compreendidas: frequentemente recebem críticas por serem mesquinhos ou avarentos, verdadeiros "Tios Patinhas". Pontos fortes: disciplina e capacidade de economizar. Pontos fracos: conformismo com um padrão de vida simples, restrições a novas experiências.

2) Gastadores: Para estes, a vida é medida pela largura, não pelo comprimento. É importante viver bem hoje, pois o amanhã pode não existir. Gastam toda a renda, às vezes um pouco mais. Gostam de ostentar, destacam-se pelas roupas caras, não se sentem incomodados em encarar um financiamento se o objetivo é ser feliz. A poupança acumulada, quando existe, é só para a próxima viagem. Seu estilo de vida faz sucesso entre os amigos. Pontos fortes: hábitos pouco rotineiros, abertura a novas tendências, muitos hobbies. Pontos fracos: insegurança em relação ao futuro, dependência extrema da estabilidade no emprego, aversão a controles, orçamentos e contas.
3) Descontrolados: Não sabem quanto dinheiro entra nem percebem quando sai da conta. A cada mês, parece que o dinheiro dura menos. Estão sempre cortando gastos, mas nunca é o suficiente. Usam com frequência o cheque especial ou pagam a conta do cartão de crédito apenas parcialmente, por falta de fundos. Em casa, não há a menor chance de se sentarem e se organizarem, pois têm coisas mais importantes para fazer. Pontos fortes: é possível identificar algum? Pontos fracos: indisciplina, propensão a conflitos, pagamento desnecessário de juros, desorientação.
4) Desligados: Gastam menos do que ganham, mas não sabem exatamente quanto. Poupam o que sobra, quando sobra. Viajam ou trocam de carro quando atingem um valor mais alto nos investimentos. Se não tem diheiro na conta, parcelam a compra. Quando os extratos do banco chegam, vão para a gaveta sem ao menos ser abertos. A fatura do cartão de crédito é uma surpresa todo mês. Sempre acham que ainda é cedo para pensar em aposentadoria. Pontos fortes: folgas financeiras, espaço para reduzir gastos, se necessário. Pontos fracos: incapacidade de estipular e atingir objetivos, resistência a planos que exijam disciplina.
5) Financistas: São rigorosos com o controle de gastos, com o propósito de economizar. Nem sempre o objetivo é poupar: às vezes pretendemacumular para poder comprar mais poupando menos. Elaboram planilhas, andam com calculadora e lista de compras nos supermercados e shopping, fazem estatísticas e projeções com quantidades e frequências impressionantes. Entendem de investimentos, juros e inflação e são procurados por amigos e parentes para orientações. Pontos fortes: facilidade de desenvolver planos e colocá-los em prática, seleção crítica de investimentos, capacidade de empregar melhor o dinheiro. Pontos fracos: em geral são boicotados pela família, que não se conforma com tantas minúcias; se não souberem se fazer, tornam-se uns chatos.
E então, você gosta de gastar ou de economizar??? rs :)
Um enorme beijo a todos...
e
ótima semana linda e abençoada... Amém,
Grazy... :)

Marcadores: ,

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Nossa, essas opções são muito extremas...rsrs. Eu não consegui me identificar com nenhuma delas ao ponto de dizer uma opção. Acho q eu tenho um pouquinho de algumas coisas, mas bem poucas. Não sou d gastar mais do q tenho, mas tb não fico contando e poupando centavos. Enfim, não me privo de viver bem mas me preocupo com o futuro sim.
Um beijo!!

23 de janeiro de 2008 às 11:41  
Anonymous Anônimo disse...

Menina, eu li esse livro e achei barbaro, olha atualmente eu me encaixo no poupador ja que nao tenho $$ de sobra...alias mal tenho $$ hahahahahaha
Bjokas!

23 de janeiro de 2008 às 12:34  
Blogger Vânia disse...

ahh amiga acho que vc pode falar de mim melhor que eu neh...

Acho que já fui todos os perfis da lista adorariavoltar a ser financeira... mas acho que sou poupadora agora... sei lá viu!!!

23 de janeiro de 2008 às 15:14  
Blogger Chris disse...

Encontrei seu blog por acaso. Tb vou me casar este ano, dia 17/10. Vamos trocar idéias!!! Meu perfil com dinheiro era desligada, mas desde que comecei esse lance de casório, virei financista. Hehehe. Bom, felicidades e vamos aos preparativos!!!
bjos,
Chris
www.chrisebernardo.blogspot.com

23 de janeiro de 2008 às 16:20  
Blogger Dayse disse...

hiii miga acho que já fui de tudo hehehehe
Vê se não fica tanto tempo off viu!!
bjus
Dayse

24 de janeiro de 2008 às 10:19  
Blogger Casamento feliz disse...

Com certeza eu sou poupadora rsrs

Beijos com saudades

24 de janeiro de 2008 às 12:58  
Blogger Janaina Duarte disse...

Oi Grazi espero que vc apareça mais vezes e que seu final de semana seja 10

bjs

25 de janeiro de 2008 às 13:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial